quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Rascunho para finalizar após o Natal...


.
Retroceder ao 24 de Abril parece-me hoje práticamente impossível (embora haja por aí muito quem apenas se contentaria, pelos vistos, com um regresso ao... 4 de Outubro!).

Até porque, para isso, teríamos forçosamente que... passar de novo pelo convulsivo e imprevisível 24 de Novembro!

A questão portuguesa parece-me antes estar entre um penoso retroceder ao período pré-Euro - ou mesmo pré-União Europeia (uma autêntica calamidade nacional, mas não impossível de acontecer!) -, e o avançar para algo como uma espécie de Suíça, mas não tão rica, apenas "remediada", ou seja, uma amálgama entre a ingenuidade dos tempos do "nacional-porreirismo", idealista e "pobrete, mas alegrete", dos anos setenta-oitenta (AD, "rock português", Bloco Central...) com os tempos rigorosos, mas justos e consistentes, do primeiro Governo de José Sócrates.

Talvez, quem sabe, com alguém como Marinho Pinto na Presidência da República e alguém como Rui Rio em Primeiro-Ministro (e alguém como José Sócrates em líder da Oposição, ou vice-versa...)?

Mas tudo isto, claro, é apenas uma fantasia. O grande problema é configurar-lhe, a curto prazo, uma realidade verosímil...

E, sobretudo, saber se VALERÁ MESMO A PENA!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Os e-lustres Banqueiros de Portugal e todos os


restantes detentores de poder efectivo - económico, político, judicial, corporativo, académico, ou "apenas" mediático (senhores donos de jornais e de televisões), comerciantes e negociantes (de ouro e de outras mui valiosas "especiarias" hodiernas...) -, mai-los nossos governantezinhos actuais (incluindo um mais velhinho, que mora lá para Belém), em nome do Povo português agradecem penhoradamente aos colaborantes e patuscos Mário Nogueira, Ana Avoila, Jerónimo de Sousa, Carvalho da Silva, Francisco Louçã, Manuel Alegre, Henrique Neto, Manuel Maria Carrilho e até ao pobre Tó-Zé Seguro a sua preciosa e inestimável prestação no GAAS - Grande Arraial Anti-Sócrates -, mas comunicam oficialmente que, a partir de agora, estão dispensados de dar mais palpites e que a hora é de "comer e calar". Por causa da CRISE, ok?

Daqui por quatro anos, se Deus quiser - e se tudo correr bem... -, haverá tempo novamente para os convocar e lhes dar tempo de antena, o bastante, para ajudarem a convencer outra vez o "Pagode" a dar uma valente sova eleitoral... no PS!

Até lá, compadres, não fazem falta nenhuma...

Agora, vão mas é trabalhar e... xiu, bico calado!

.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ó albertojoão, faz o que tem de ser feito:

.

SUICIDA-TE, PÁ!


Desaparece de vez!

.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

História de Portugal contada aos Filhos das crianças que irão nascer durante a década desgraçada que se inciou este ano.

.

Eis um texto soberbo e que merece bem ser lido não apenas pelas felizes crianças da década de 2 050, que muito provavelmente o irão ler, com naturalidade e distanciamento (mais vírgula, menos acento circunflexo...), nos seus calhamaços eletrónicos de História de Portugal. Isto se o País ainda existir como Estado independente, claro.


Aproveitemo-lo também nós já e, de caminho, desintoxiquemos a mexela da absurda narrativa mediática atual (que nos invade e sufoca as meninges) sobre os infaustos tempos que vivemos...

.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Propaganda informal do P. S. D.: e depois admiram-se de não estarem "a descolar" nas sondagens...

.

Acabo de receber de uma Colega minha, cinquentona, Chefe de Divisão numa Câmara Municipal dos arredores de Lisboa, que mora no Restelo e é Arquitecta, Mãe de dois jovens universitários, confessa apoiante do P. S. D. e, claro está, ferrenha opositora de tudo o que cheire a Sócrates, esta mensagem tão indigente, tão miserável e tão confrangedora (suportar pacientemente as "legendas", em "quase-Português", e ler depois os Comentários...), que até me fez sentir envergonhado por partilhar tanta coisa com ela neste Mundo - a começar pela Nacionalidade e a acabar no emprego!


É que se o rapaz Passos Coelho pensa que pode ganhar Eleições para Primeiro-Ministro com este tipo de propaganda, ou seja, com os votos de pessoas que levam estas macacadas a sério - o chamado "eleitorado tvi" -, deveria ser urgentemente avisado de que isso não o levará longe.

.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OS PRÓXIMOS CINCO ANITOS EM PORTUGAL, UI...

.
... deverão ser pouco menos do que EXCITANTES. Mal posso já esperar pelos próximos desenvolvimentos políticos, sobretudo depois de reler tão SURPREENDENTES NOTÍCIAS!

Os governinhos TODOS do P. S. D., hem, quem tal diria?...

.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quando um Bispo adopta a linguagem habitual do Partido Comunista...

.

... há gato escondido com o rabo de fora, pela certa!

No mesmo dia em que vos escrevo este postal não ilustrado, o Presidente em exercício da denominada Conferência Episcopal Portuguesa, o Bispo Católico Jorge Ortiga (também referido comummente por D. Jorge Ortiga), debitou para a Comunicação Social esta ideia assombrosa de que receia bem que "a revolta saia para as ruas", a propósito, vejam bem, da redução dos salários (progressiva, entre 3,5% e 10%) dos funcionários públicos cujo vencimento bruto ultrapasse os mil e quinhentos euros mensais.

Isto porque, segundo este entendido em Aritmética Teórica e Aplicada, esta iníqua medida do actual Governo (t'arrenego, Satanás!!!) prejudicaria, fundamentalmente, "as Famílias de menores recursos económicos"! Coitados deles. Uns pobretanas, portanto, os nossos Deputados, os nossos Juízes-Conselheiros, os nossos Chefes de Divisão e Directores de Departamento municipais, os nossos Professores Doutores, Agregados, ou Titulares, enfim, todos os verdadeiros pelintras que sobrevivem, presume-se que a muito custo, no topo da carreira da nossa Função Pública!

Fica assim provado que, para um especialista português em Teologia ("Ciências Religiosas"?), a Lógica pode mesmo ser uma Batata...

.